Glossário de Termos

Se você não encontrar a resposta para sua dúvida aqui, entre em contato por telefone no 11-3879-6600 para falar com um de nossos representantes de atendimento ao cliente. Você também pode nos enviar um fax para 11 3611-1982 ou um e-mail para atendimento@danaher.com. 855-877-9666. Você também pode nos enviar um fax para 860)747-4244 ou e-mail para info@gemssensors.com.
5S

Um método de criar uma cultura autossustentável que mantém um local de trabalho organizado, limpo e eficaz. * Palavras equivalentes em inglês e tradução aproximada em português do texto original em japonês.

Simplify - Simplificar(Seiri): Distinguir claramente o que é necessário e o que não é necessário para realizar um determinado processo de trabalho.

Straighten - Endireitar (Seiton): Organizar as coisas que são necessárias, tornando fácil para os usuários encontrá-las, usá-las e colocá-las de volta.

Scrub - Escovar(Seiso): Limpar todos os aspectos da área, inclusive chão, máquinas e móveis.

Stabilize - Estabilizar(Seiketsu): Manter e melhorar os três primeiros S, além da organização e limpeza pessoais.

Sustain - Sustentar(Shitsuke): Desenvolver a disciplina do hábito de manter os procedimentos 5S corretos.

 5s
Estudos de Capacidade de Medição
Um método crítico de avaliar a quantidade de variação necessária com um medidor (ou sistema de medição) e compará-la à variação do processo total para entender se a medição é ou não capaz de determinar a qualidade de um produto ou processo. O medidor (ou sistema de medição) deve ser definido antes de analisar e melhorar o processo em que o medidor será usado.
Kanban
Um meio de comunica necessidade de produtos e serviços. É usado geralmente para disparar a movimentação de material onde o fluxo de uma única peça não pode ser realizado, mas é usado também para "sinalizar" processos upstream para produzir produtos para processos downstream.
Modo de Análise de Falha e Efeito - F.M.E.A
Uma abordagem estruturada para avaliar a magnitude de potenciais falhas e identificar a origem de cada potencial falha. Ações corretivas são identificadas e implementadas para evitar condições de falha.
Manufatura Lean
Uma estratégia que se concentra em produzir produtos de qualidade, na quantidade necessária, quando necessário. Esta estratégia expõe os desperdícios e torna possível o aprimoramento contínuo.
Gabinete NEMA Tipo 1
Invólucros projetados para uso em ambientes internos para oferecer um grau de proteção ao pessoal contra contato acidental com o equipamento dentro do involucro e um grau de proteção contra poeira.
Gabinete NEMA Tipo 3R
Invólucros projetados para uso em ambientes internos ou externos para oferecer um grau de proteção ao pessoal contra contato acidental com o equipamento dentro do involucro e um grau de proteção contra poeira, chuva, granizo e neve; e que não serão danificados pela formação externa de gelo no invólucro.
Gabinete NEMA Tipo 4
Invólucros projetados para uso em ambientes internos ou externos para oferecer um grau de proteção ao pessoal contra contato acidental com o equipamento dentro do involucro e um grau de proteção contra poeira, chuva, granizo, neve, pó levado pelo vento, respingos de água e água direta de mangueira; e que não serão danificados pela formação externa de gelo no invólucro.
Gabinete NEMA Tipo 4X
Invólucros projetados para uso em ambientes internos ou externos para oferecer um grau de proteção ao pessoal contra contato acidental com o equipamento dentro do involucro e um grau de proteção contra poeira, chuva, granizo, neve, pó levado pelo vento, respingos de água e água direta de mangueira e corrosão; e que não serão danificados pela formação externa de gelo no invólucro.
Gabinete NEMA Tipo 7
Invólucros para uso em ambiente interno em locais perigosos classificados como Classe I, Divisão 1, Grupos A, B, C ou D como definido o NFPA 70.
Estudos de Capacidade de Processo
Um método estatístico de analisar um processo para predizer o nível de qualidade (ou seja, a taxa de rejeição) que pode ser esperado no processo. A meta é identificar e eliminar fontes de variação do processo para alcançar uma taxa de rejeição muito baixa (a meta de benchmark é 3 rejeições por milhão de produtos produzidos).
Six Sigma
Neste contexto, estamos nos referindo a uma metodologia que utiliza um conjunto de ferramentas baseadas em estatísticas para analisar e resolver problemas de qualidade em ambientes de manufatura e transacionais (administrativos), para reduzir significativamente os custos associados a baixa qualidade.
Trabalho Padronizado
Trabalho Padronizado é uma ferramenta que define a interação das pessoas e seu ambiente ao processar um produto ou serviço. Ele detalha a movimentação do operador e a sequência de ações. Reproduz a rotina para consistência de uma operação e como base para aprimoramento. Detalha as práticas recomendadas que conhecemos e compreendemos atualmente. Amanhã, deve ser melhor (aprimoramento contínuo) e o trabalho padronizado deve ser revisto para incorporar o aprimoramento. Não pode haver aprimoramento sem uma base ou padrão.
O Trabalho Padronizado tem três elementos centrais, tempo TAKT, Sequência de Trabalho Padronizada e Trabalho Padronizado em Processo. O Trabalho Padronizado (como ferramenta) estabelece uma rotina/hábito/padrão para tarefas repetitivas, facilita o gerenciamento (agendamento, alocação de recursos), estabelece a relação entre a pessoa e o ambiente, fornece a base para melhoria definindo o normal e destacando o anormal, e proíbe atrasos.
Gerenciamento Visual
Sistemas que permitem que qualquer pessoa avalie imediatamente o status de uma operação ou dado processo de um relance, independentemente do seu conhecimento do processo.
Voz do Cliente (V.O.C)
Desejos e demandas do cliente em todos os níveis, traduzidas em termos reais para consideração no desenvolvimento de novos produtos, serviços e na condução dos negócios diários.
Códigos IP - Graus de Proteção Fornecidos pelos Invólucros
O padrão descreve um sistema para classificar os graus de proteção fornecidos pelos invólucros de equipamentos elétricos. Desenvolvido pelo European Committee for Electrotechnical Standardization (CENELEC), esses padrões são desenhados para classificar numericamente um produto elétrico segundo o nível de proteção de seu invólucro. Atribuindo diferentes códigos numéricos, o grau de proteção do produto pode ser identificado fácil e rapidamente. Por exemplo, no código IP 54 o 5 descreve o nível de proteção contra objetos sólidos e o 4 descreve o nível de proteção contra líquidos.
IP Codes
IP Codes